quarta-feira, 9 de março de 2016

O uso do infográfico no ensino

O infográfico nos  possibilita  o uso de uma linguagem simples e clara, para uma melhor apresentação do conteúdo abordado. Onde  podemos abordar o conteúdo de forma mais direta, ou seja de fácil compreensão.

Esta ferramenta nos permite uma contextualização  através  de textos, imagens ,ilustrações,desenhos, aplicada sobre o tema, com a utilização de representação visual e textual. Infográficos são muito utilizados em mapas, jornais,sites, manuais técnicos,  científicos, e educativos.

Na educação como por exemplo na matemática, podemos utiliza-lo para facilitar o entendimento,  De forma clara e rápida. Pois podemos utilizar uma linguagem que já estar no cotidiano , onde ela já estar familiarizada a interpretar na internet images, ícones na geração do uso das redes sociais .

Vamos mostrar como séria um exemplo no cotidiano:
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Prêmio Nobel de Química - 1901 - van’t Hoff - See
   Jacobus Henricus van’t Hoff foi um químico holandês, nascido em Rotterdam, fundador da estereoquímica.
Estudou matemática, filosofia e ciências naturais, enquanto praticava esportes e dedicava-se a música e a poesia. Aos quinze anos matriculou-se no Hoogere Burgershool, onde foi atraído para o mundo da química.
Entrou para a Escola Politécnica de Delft (1869) e depois estudou em Leiden. Em seguida, foi para Bonn e depois, com Kekulé, para Paris trabalhar no laboratório de Wurtz e terminou sua tese de doutorado na Universidade de Utrech.
Com o francês Joseph Achille Le Bel, criou a estereoquímica (1874). Tornou-se conferencista em física (1876) na Escola de Veterinária de Utrecht e iniciou sua carreira de professor universitário 1877) na Universidade de Amsterdã, onde ensinou química, mineralogia e geologia e consagrou-se como pesquisador.
Formulou os fundamentos da cinética química (1884) e a partir dos estudos de Wilhelm Pfeffer, formulou a teoria da osmose, no livro Estudos sobre a dinâmica quântica (1886).
Foi ensinar química em Leipzig (1887) transferindo-se, posteriormente, para a Universidade de Berlim (1896) a convite da Academia de Ciências da Prússia, ficando ali por cerca de dez anos (1896-1906), onde publicou vários artigos e os livros Lições de química teórica e físico-química e Fundamentos de Química. Ganhou o Prêmio Nobel de Química (1901) pelos enunciados das leis da dinâmica química e da  pressão osmótica e morreu em Steglitz, próximo à Berlim.

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Assim  permitindo  transmitir  com uma linguagem mais próxima da sala de aula de forma dinâmica, onde explica ou informa o assunto, que seria de difícil compreensão se fosse somente através de texto.

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