A principio, este blog foi criado com o objetivo de complemento de nota para a matéria de profissão docente no curso de licenciatura em matemática. O blog deveria ser administrado por uma equipe, a nossa tem três integrantes: Marcos Lucas, Victor Hugo e Maxuell Mismael, e nele aconteceria a continuação das discussões em sala de aula e postados em forma de textos, vídeos e mapas conceituais.
Sou Marcos, curso o período em licenciatura em matemática na Universidade Federal de Alagoas. A matéria de profissão docente, mesmo que por pouco tempo, ajudou a ver a instituição de ensino de forma diferente. O que era a instituição para mim antes? Apenas o prédio, a parte física, nada mais que alguns tijolos ou equipamentos, como projetores e cadeiras. Hoje, minha visão é diferente. Professores, alunos, diretores, coordenadores, e todos aqueles que contribuem para o aprendizado, fazem parte da instituição... Aliás, uma escola não seria ela mesma se não houvesse ninguém escrevendo no quadro ou alguém puxando assunto no fundo da sala.
Essa visão me fez entender que não é com novos laboratórios ou salas maiores que o aprendizado surge. O modo como o professor trata a turma, não se sentindo superior e sim como apenas orientador do caminho do conhecimento, criando ambientes para o próprio aluno, cada um vindo de classes sociais, bairros, e com religiões diferentes, desenvolvendo suas habilidades.
Lendo sobre Paulo freire, sem dúvida, um dos maiores pedagogos da nação brasileira, entendi o papel do educador, e me sinto mais à vontade e com mais certeza em dizer que quero ser professor. Não estou louco, também li sobre as dificuldades em de ensinar, os desafios de hoje em dia, durante a ditadura militar brasileira e o surgimento da docência no Brasil, tenho conhecimento em teoria e um pouco de prática sobre isso, uma vez que meu pais e alguns familiares estudaram e estudam em escolas públicas.
Quero ser professor. O ser docente tem a capacidade de mudar a história de quem o encontra. O sorriso estampado no rosto do aluno que, depois de dias estudando, dominou o assunto, aquela satisfação de quando sai da prova com certeza que acertou todas as questões, ou só os gritos de felicidade quando acertou uma questão da lista de exercícios que ele não sabia de que mundo ela teria vindo, essas situações acompanham uma das maiores felicidades que já tive.
Essa visão me fez entender que não é com novos laboratórios ou salas maiores que o aprendizado surge. O modo como o professor trata a turma, não se sentindo superior e sim como apenas orientador do caminho do conhecimento, criando ambientes para o próprio aluno, cada um vindo de classes sociais, bairros, e com religiões diferentes, desenvolvendo suas habilidades.
Lendo sobre Paulo freire, sem dúvida, um dos maiores pedagogos da nação brasileira, entendi o papel do educador, e me sinto mais à vontade e com mais certeza em dizer que quero ser professor. Não estou louco, também li sobre as dificuldades em de ensinar, os desafios de hoje em dia, durante a ditadura militar brasileira e o surgimento da docência no Brasil, tenho conhecimento em teoria e um pouco de prática sobre isso, uma vez que meu pais e alguns familiares estudaram e estudam em escolas públicas.
Quero ser professor. O ser docente tem a capacidade de mudar a história de quem o encontra. O sorriso estampado no rosto do aluno que, depois de dias estudando, dominou o assunto, aquela satisfação de quando sai da prova com certeza que acertou todas as questões, ou só os gritos de felicidade quando acertou uma questão da lista de exercícios que ele não sabia de que mundo ela teria vindo, essas situações acompanham uma das maiores felicidades que já tive.
Não consigo imaginar a sensação de ver, no futuro, um aluno que um dia passou por mim, se tornar engenheiro, médico, profissional de relações públicas ou professor, e pensar: ''eu contribui para isso, uma parte de mim está ali :')''. Assim como meus professores estão em mim também.
Posso não me tornar qualquer uma dos profissionais acima, mas vou estudar bastante pra que um dia eu possa ter a capacidade de formá-los. Não acredito em destino, mas ensinar é uma coisa que gosto muito, posso até dizer que é minha vocação.
Posso não me tornar qualquer uma dos profissionais acima, mas vou estudar bastante pra que um dia eu possa ter a capacidade de formá-los. Não acredito em destino, mas ensinar é uma coisa que gosto muito, posso até dizer que é minha vocação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário