Em seu livro, Pedagogia da Autonomia, Paulo Freire, apresenta suas ideias e conceitos sobre docência, como: ''não há docência sem discência'', ou seja, não há aprendizado sem conhecimento. Porém, este aprendizado, não é o conhecimento sobre o assunto que será trabalhado, é o conhecimento de mundo, saber que existem pessoas diferentes que além entende o assunto em tempos diferentes, interpretarão de modo diferente. Conhecer os alunos e o melhor meio de transmitir a mensagem, é essencial a um professor.
Paulo defende que ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para que ele surja. A timidez e o desinteresse dos alunos são obstáculos para o aprendizado, cabe ao professor sobre sair-se diante destes empecilhos, notável que por mais que dite, utilize ou quatro e use slides, se não despertar o interesse nos alunos, será em vão. A utilização de laboratórios, seja de química, física, informática, ou qualquer outro, aulas de campo ou apenas mudar a metodologia do assunto, descontraindo a turma, usar os alunos em exemplos com situações comuns, são modos de criar o ambiente para o surgimento do conhecimento.
O professor deve ter autoridade, liberdade e competência em suas aulas. Qualquer profissional que não realiza seu trabalho é inútil, no final no processo, o aluno deve reproduzir o assunto, saber aplica-lo e responder questões sobre o mesmo, daí que a competência se torna fundamental. A autoridade faz parte do tripé que sustenta o aprendizado, uma vez que esta mantém a ordem no ambiente de ensino. A liberdade de escolher que caminho seguir e adaptar a perguntas e sugestões dos alunos, é tão fundamental quanto, isto abrange as chances do aluno se identificar com o assunto, o memorize e interprete melhor.
Texto criado a partir das ideias adquiridas em:
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