sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Formação de professores - Marcos Lorieri

O modelo de docência no Brasil mudou muito desde o aparecimento das primeiras escolas até os dias de hoje. Após o golpe militar de 1964, houve mudanças das diretrizes de bases para a educação, com essas mudanças, o segundo era voltado para a formação profissional.

A formação de docentes para o nível primário durante o segundo grau causou inúmeros problemas, uma vez que não dominavam o melhor modo de explicar o assunto, criando uma base deficiente para a construção de mundo dos alunos nos próximos anos.

Em 1982, O Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério (CEFAM) foi criado para o aperfeiçoamento do magistério para corrigir as falhas das antigas diretrizes, tinha uma visão diferenciada sobre a formação educacional.

Ficou decidido, 14 anos depois, que o professor, que lecionaria o ensino infantil, deveria ter ensino superior para evitar mais prejuízos no quadro de precariedade dos alunos. Infelizmente não teve muito sucesso, em virtude dos poucos pontos do CEFAM e da maioria dos alunos não seguirem a carreira de professores primário.

Hoje a formação de professores se dá pela conclusão em licenciatura de qualquer curso, porém a formação se especializava a partir da quinta série (quinto ano), mais uma vez, a docência primária ficou defasada.

Ainda deparamos com o desafio de como criar professores para o ensino infantil, mas muito mudou desde as primeiras alterações nos comandos de ensino, evoluindo aos poucos, aperfeiçoando os métodos de ensino, para termos os melhores professores.

Texto criado a partir do vídeo: Formação de Professores - Marcos Lorieri

Nenhum comentário:

Postar um comentário